6 de abril de 2010

Wonderland

Como foram de páscoa? Muitos ovinhos diferentes? Ou sua família é tipo a minha? Vovó pergunta que ovo eu quero, ai eu falo: Sonho de Valsa, de repente, recebo 3, um dela, e outro de cada tia. Fui dar uma de esperta e na outra parte da família pedi Ferrero Rocher, dalhe 2, vó e tia! Resultado, 3 sonhos de valsa, 2 ferreros, um kopenhagem da mamãe, e alguns quilinhos a mais de consequência. Indo direto para o assunto...


Agora que meu AMADO Tim inventou de fazer um filme dessa historinha tão sem sentido, ta todo mundo falando disso. Na verdade quando eu era criança eu não entendia nada, e agora parece que eu estou num desespero pra entender! Bom, eu como toda culta, risos, resolvi comprar o livro, e achei uma edição na Nobel com o texto original de Lewis Caroll, e outra história da Alice, que chama Alice Através do Espelho. Só li a primeira até agora, a mais conhecida.
Bom, tem muita coisa que não tem no filme, então eu recomendo MUITO, mesmo! E tem as gravuras em nanquim que eu amo, aliás, copiei um monte, qualquer dia posto aqui meus desenhos.
Eu saí fazendo várias interpretações, tirando várias conclusões malucas, e tentando convencer minha mãe que não é apenas um livro para se ler sob efeito de drogas. vale a pena tentar, brinks.
Na verdade tem até umas comparações do filme com um álbum do Pink Floyd, da uma olhada no Youtube.
Mas enfim, por acaso achei uma análise maravilhosa, nesse site aqui.
E se você ta com preguicinha de ler tudo, porque é bastante, vou colocar aqui o que tem de mais curioso, mas não dispensa a leitura da análise:

-Tornou-se famoso por seus dois livros, Alice no país das maravilhas e Alice no país do espelho, que tiveram como inspiradora Alice Liddell, de apenas dez anos, por quem ele tinha uma paixão platônica. Carroll nunca assumiu sua paixão por meninas, que ficou registrada através de várias fotos de nu infantil feitas por ele.
- Alice foi inspirada em Alice Liddell, filha de Liddell, amigo de Carroll. Apesar de a menina e a personagem terem o mesmo nome, ambas eram muito diferentes: Alice Liddell era morena, comum e insípida, ao contrário da Alice de Lewis, que era loira, esperta e agitada. As irmãs Liddell eram muito afeiçoadas aos dois gatos malhados da família, Dinah e Villikens.
-As doze mudanças de tamanho sofridas por Alice ao longo da história poderiam estar ligadas ao desejo dele de que Alice Liddell fosse adulta para que pudesse se casar com ela.
- O poema da carta usada como prova pelo Coelho Branco no julgamento é inspirado pela canção Alice Gray, que conta à história do amor não correspondido de um homem por uma moça chamada Alice.
- A Lagarta fora inspirada nos professores que davam conselhos na Universidade de Oxford, onde Lewis estudou.

- Os poemas e os versos que Alice recita, e que parecem não ter sentido nenhum, são sátiras aos poemas enfadonhos que as crianças inglesas daquela época tinham que saber de cor.
- O autor do romance adorava crianças, mas detestava meninos. "Certamente não foi sem malícia que Carroll transformou um bebê do sexo masculino num porco, pois não tinha menininhos em alta conta."
- A nogueira onde aparece o Gato de Cheshire ainda existe nos dias de hoje, no jardim do Colégio de Deanery. O Gato de Cheshire refere-se aos queijos do condado de Cheshire onde Carroll nasceu) que tinha a forma de um gato sorridente. Ao partir o queijo na forma de gato, a tendência seria começar pela calda até que finalmente só restasse na travessa a cabeça sorridente, o que nos remete ao episódio no qual o gato desaparece a começar pela cauda e termina com o sorriso.
- O dia do chá maluco não é uma data qualquer, é o dia do aniversário de Alice Liddell, 4 de maio.
- Ninguém diria a uma menina vitoriana que seu cabelo estava comprido demais. A observação "seu cabelo está precisando de um corte" dita pelo Chapeleiro Louco, na verdade, era uma frase muito ouvida por Carroll, pois este usava os cabelos mais longos do que era costume.
- A história que o caxinguelê conta sobre 3 irmãs que vivem em um poço de mel (Elsie, Lacie e Tillie), refere-se às 3 irmãs Liddell: Lorina, Edite e Alice.
- O Chapeleiro é louco por causa de uma substância alucinógena usada na fabricação de chapéus.
- Alice fica indecisa entre classificar mostarda como animal, mineral ou vegetal. Trata-se de uma referência ao popular jogo de salão vitoriano "animal, vegetal, mineral", em que os jogadores tentavam adivinhar o que alguém tinha em mente.
- As mudanças, conflitos e aprendizados da adolescência podem estar representados na obra. Alice entra na aventura sem pensar em nada, de repente, como se entra na adolescência.
- Quando Alice acorda, sua irmã pensa se ao crescer ela conservará o coração simples e amoroso da infância. Lembra alguém que passou pela adolescência e se lembra dela com saudades. Nesse momento, a irmã de Alice percebe que ela despertou do sonho muito mais madura.

Sinceramente? Eu se fosse você, leria toda a análise no link que eu passei. Ah, e pra quem só viu o filme, vai ter coisa que não faz sentido.
E aqui uma foto da verdadeira Alice, com 7 anos:


Retirada do site Sobrenatural que tem mais umas informações sobre a história, e também sobre um filme que será feito a respeito de Lewis Carroll.
Bom, era isso, aguardamos ansiosamente pela estreia do filme! Dos filmes.

Um comentário: